A 34 edição da mais tradicional festa comunitária da Serra Gaúcha começa nesta quinta-feira (15), com a perspectiva de que o público supere as edições anteriores para conferir os 18 dias do evento. O orçamento da Festa da Uva inclui um repasse de R$ 6 milhões da prefeitura. Para o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, um investimento essencial para impulsionar a economia local.
O líder da organização enfatiza a importância dos patrocinadores, seja por verbas diretas ou através de leis de incentivo à cultura, estaduais e federais. Segundo ele, estes recursos são fundamentais para viabilizar a grandiosidade do evento, que se estende por 18 dias.
Bertotto ressalta diversificação das fontes de financiamento, que envolve a venda de ingressos, aportes diretos e a participação de sindicatos patronais. As leis estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e federal Rouanet também são fontes de recursos, contribuindo para o equilíbrio financeiro do evento.
Sobre a programação, o presidente destaca a presença de mais de 180 shows, não apenas nacionais, mas também focados em manifestações culturais, como dança e teatro. A organização ressalta que os shows nacionais são operados por terceiros, e a festa ganha uma parcela na venda de ingressos, sendo apenas uma parte do amplo espectro de atrações oferecidas.
Ainda de acordo com Fernando Bertotto, a Festa da Uva não é apenas um evento de entretenimento, mas uma engrenagem que movimenta diversos setores da economia local. Com uma estimativa de movimentação econômica em torno de R$ 250 milhões, a festa impacta positivamente áreas como hotelaria, gastronomia, pontos turísticos, transporte de aplicativo, entre outros.
A solenidade de abertura oficial ocorre às 15h desta quinta, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos. A cerimônia vai contar com a presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; e do governador Eduardo Leite. Mais de 900 pessoas já confirmaram presença.
A organização espera superar a marca de meio milhão de visitantes, considerando a retomada após as restrições impostas pela pandemia em 2022. A oferta diversificada de atrações, incluindo gastronomia local, Jogos Coloniais e Desfiles Cênicos tradicionais, durante os 18 dias de festividade.