A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove, nesta quinta-feira (15), uma missa festiva, alusiva aos seus 57 anos. Fundada em 1967, a universidade formou, neste período, mais de 127 mil alunos. Matriculados em mais 60 cursos de graduação e outros três mil alunos, entre mestres e doutores, distribuídos em 19 cursos de extensão.
Conforme o reitor da UCS, Gelson Rech, espalhando conhecimento para além dos seus oito campi, espalhados pelos municípios de: Farroupilha, Bento Gonçalves, Nova Prata, Guaporé, Vacaria, Canela e São Sebastião do Caí. Ele informa que, atualmente, a UCS ainda conta com 180 cursos de especialização e mantém ativos todos aqueles voltados para áreas de licenciatura. Ou seja, indo na contramão da maioria de outras universidades do Estado, que têm fechado estes cursos, por conta da desvalorização de mercado. O reitor ainda pondera que a UCS é considerada a maior instituição de ensino superior comunitária do Estado, tendo em vista sua área de abrangência a atendendo a um público superior a um milhão de pessoas.
Constituída por meio do decreto federal nº 60.200, em 10 de fevereiro de 1967, a universidade resulta de um esforço coletivo da comunidade, em prol do aperfeiçoamento do ensino e do desenvolvimento regional. O reitor acrescenta que a UCS tem como pilares fundamentais a pesquisa, a inovação, o ensino e a extensão, o que a torna contemporânea e muito atuante junto à comunidade, oferecendo uma extensa gama de serviços em parceria com centenas de entidades, instituições, empresas e o setor público.
O reitor ainda explica que a universidade mantém ativa uma conexão com mais de 1.200 empresas que fazem uso dos laboratórios da UCS, a fim de prestar serviços para a comunidade e que, em 2023, cerca de 660 municípios, a nível nacional, foram impactados por estes serviços, o que representa mais de 10% dos municípios de todo o país e demonstra a importância da UCS, não apenas para a Serra Gaúcha.
O aniversário da UCS será celebrado, nesta quinta-feira (15), com a tradicional missa de ação de graças, na catedral de Caxias do Sul, a partir das 19h. E será conduzida pelo bispo diocesano dom José Gislon, que também é presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul. A celebração está mantida, mesmo que aconteça em horário concomitante ao desfile cênico da Festa Nacional da Uva, a fim de manter a tradição. Para celebrar a data, a UCS ainda anunciou a ampliação do parque de ciência e tecnologia, localizado no campus-sede, em Caxias do Sul. Até dezembro, devem ser consolidados mais 1,8 mil metros de área construída, o suficiente para abrigar novas 20 empresas incubadas.