Os 138 mil cidadãos inadimplentes no comércio e nos serviços de Caxias do Sul terão a oportunidade de renegociar as dívidas no SPC Brasil até o dia 3 de janeiro de 2025. A iniciativa, Feirão Quita Dídiva promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), começou em outubro e tem como meta superar em 20% os acordos realizados em edições anteriores, com uma renegociação total que pode chegar a R$ 3,7 milhões.
Segundo a pesquisa trimestral de inadimplência da CDL Caxias, realizada em junho, o valor médio das dívidas por pessoa foi de R$ 5.084. A faixa etária entre 40 e 49 anos é a que apresenta maior número de inadimplentes. Bancos concentram a maior parte das dívidas e representam 64,8% dos credores, seguidos por comércio, contas de água e luz, e serviços de comunicação.
De acordo com a coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira, fatores como o desemprego e a tragédia climática que afetou a região nos últimos meses contribuíram para o aumento da inadimplência. Rita destaca que o feirão é uma oportunidade para reorganizar as finanças, especialmente com a proximidade do pagamento do 13º salário, que pode ajudar na quitação de débitos.
Para quem deseja verificar se o nome está negativado, a consulta pode ser feita gratuitamente no balcão de atendimento ou por meio do aplicativo “SPC Consumidor”, utilizando o CPF. Além do apoio da equipe de cobrança da CDL Caxias, os consumidores podem negociar pessoalmente no balcão de atendimento do SPC Brasil, localizado na sede da entidade, na Sinimbu, nº 1415, esquina com Alfredo Chaves. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.