A informação foi confirmada pelo diretor do terminal regional de Caxias do Sul na tarde desta segunda-feira (21). Cleberson Babetzki esclarece que o voo que teve alteração foi o da Latam previsto, normalmente, para às 11h com direção ao aeroporto de Guarulhos em São Paulo. A companhia aérea já previa a mudança da rota com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho.
Segundo Babetzki, as malhas aéreas são propostas pelas companhias primeiro para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e depois é negociada com os terminais. Dessa forma, o Hugo Cantergiani tem a previsão de malha aérea apenas até o fim desse mês, já que não recebeu o cronograma das empresas para novembro.
O diretor detalha essa primeira redução de trafego. Cleberson Babetzki esclarece como é esperada a movimentação das companhias e as projeções para as próximas semanas.
Com essa redução, atualmente o Aeroporto Hugo Cantergiani fica com sete voos diários operando. Sendo três deles considerados extras, implementados após a enchente do mês de maio que atingiu o Salgado Filho. O terminal da capital gaúcha reabriu parcialmente nesta segunda e a estimativa é que as operações totais sejam normalizadas em dezembro.