As frentes frias que estão sob o sul vem chamando a atenção de todos devido um longo período de frio extremo e aumento significativo dos índices pluviométricos em nossa região.
Estas mudanças meteorológicas não só aumentam o frio já característico das últimas semanas como também modificam a paisagem habitual com uma intensa neblina.
Esta movimentação atmosférica traz consigo massas de ar polar continental, que permitem uma redução acentuada das temperaturas em várias localidades.
Segundo especialistas meteorológicos da Metsul, o cenário da maioria dos dias de julho, como já estamos observando, será caracterizado por dias mais nublados e chuvosos.
A constante influência de massas de ar frio não só diminui a temperatura como potencializa a sensação térmica de frio, devido à umidade e ao vento.
Com o atual cenário, a Fundação de Assistência Social (FAS), está trabalhando incansavelmente para ajudar moradores de rua a encontrarem um lugar digno para se abrigar, tomar um banho quente e receber alimentação, como destaca a Diretora de Proteção Social Especial de Média Complexibilidade, Cristiane Oliboni.
Historicamente, o inverno gaúcho de 2024 tem sido marcado por uma precoce e intensa chegada de frentes frias, impactando especialmente as temperaturas mínimas.
Essa sequência de condições culminou no estabelecimento de períodos prolongados de frio intenso, trazendo preocupações para as entidades em aumentar o número de locais para abrigar os necessitados.