O governador Eduardo Leite (PSDB), realizou uma nova live de atualização de informações dos eventos meteorológicos que atinge o Estado nesta sexta-feira (3). O governador evidenciou que o momento segue como emergência com inúmeros estragos e a necessidade de resgate. Com aproximadamente 800 milímetros registrados de chuva em algumas localidades, ele salientou que à população deve se colocar em segurança evitando locais que podem ser alagados.
Conforme os últimos dados divulgados pela Defesa Civil, o Rio Grande do Sul registra 39 mortes em decorrência das chuvas, de maneira que Eduardo Leite salienta que os resgates seguem e os números podem ser alterados a qualquer momento. Além disso, 8.168 pessoas estão em abrigos e 24.080 se encontram desalojados.
Eduardo Leite chamou a atenção para o Guaíba, em Porto Alegre que atingiu níveis históricos. Na ocasião, o governador ressaltou que não faltará recursos para auxiliar na reestruturação do Estado e anunciou o programa Volta Por Cima. O programa visa o auxílio a pessoas em situação de extrema pobreza, com o depósito de R$ 2,5 mil que deve ser destinado a pessoas que estão no Cadastro Único do Bolsa Família.
Também participam da transmissão o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além do secretário de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
As contribuições para as vítimas das enchentes deve ser realizada através da Chave Pix CNPJ: 92.958.800/0001-38) – Banrisul.