Os agendamentos para a confecção dos documentos de identidade é uma constante reclamação. Muitos usuários do sistema questionam o curto prazo para as marcações, que em muitos momentos eram abertos para, no máximo, sete dias. A reportagem conversou com diretor-geral Adjunto do IGP-RS, Maiquel Santos que explicou que devido solicitações, hoje, as agendas são abertas por 30 dias, possibilitando maior poder de escolha para a população.
O Instituto Geral de Pericias (IGP) está integrado a rede Tudo Fácil, que presta o atendimento em Caxias do Sul. Sobre a limitação da agenda, Maiquel Santos aponta que é necessário, pois, muitas pessoas esquecem da data ou então não comparecem e o horário é perdido. A estatística é de que com a agenda liberada para 7 dias, 40% não comparece por inúmeros motivos. Para tentar reduzir a ausência um sistema está sendo testado.
O diretor explica que muitas pessoas estão indo para as unidades refazer os documentos para o novo modelo, entretanto, não é necessário ter pressa. Pois o atual modelo do RG tem validade até 2032, o que permite que a população tenha calma para procurar os postos. Maiquel Santos cita que a gratuidade está garantida.
Atualmente os agendamentos ocorrem pelo site rs.gov.br, uma confirmação após a conclusão do agendamento é enviada por SMS com o horário e local. A solicitação do IGP é que, quando for identificado que o comparecimento não será possível a população volte a acessar o sistema e cancele o horário.