Instalado temporariamente no Shopping Villagio Caxias o Instituto de Leitura Quindim (ILQ) segue em busca de um novo espaço para manutenção das atividades desenvolvidas pelo espaço cultural. Após 10 anos instalado no Pátio Eberle o futuro da entidade ainda é incerto. Na última semana a Secretaria da Cultura de Caxias do Sul publicou uma nota dizendo que teria oferecido um local para o Quindim que recusou o espaço.
A pasta disse ter colocado à disposição uma sala na Praça Estação Cidadania (CEU), no bairro Cidade Nova, na Zona Oeste da cidade. O local é público e hoje abriga atividades de cultura e lazer que, conforme a Secretaria, estariam alinhados ao trabalho do Instituto. Na sequência da nota é detalhado que o presidente do ILQ, Volnei Canonica, recusou o espaço oferecido.
A reportagem da Rádio Caxias conversou com o presidente do Quindim sobre a recusa do espaço oferecido pela Cultura. Volnei Canonica cita que a nota divulgada é uma tentativa de tirar o foco da promessa feita ao ILQ no ano passado e com o objetivo de colocar a população contra o Instituto. Ele detalha que o local destinado seria insuficiente para a estrutura existente.
Canonica cita que a Biblioteca da Estação seria o lugar ideal para instalação dos trabalho do Instituto. Entretanto, a Secretaria do Turismo estaria interessada em instalar as funções administrativas no espaço, fator criticado pelo presidente. Afinal, ele argumenta que o prédio deve ser ocupado de forma cultural.
Além de um extenso acervo literário o ILQ realiza atividades como a visitação de escolas, palestras e encontros. Além de disponibilizar local para grupos de teatro, de música e formação de professores.