A informação é do secretário de Recursos Humanos e Logística, Ronaldo Boniatti. Segundo ele, a atual gestão tem se empenhado na modernização do sistema interno de tecnologia. O processo começou em 2022, com a implementação de processos eletrônicos. A iniciativa permite a tramitação de processos em meio eletrônico, com o projeto Prefeitura Sem Papel. Além disso, trouxe mais agilidade e economia aos cofres públicos, pois toneladas de papel deixaram de ser impressos com a medida
Conforme Boniatti, para alcançar uma efetividade de 100% do projeto, ainda é preciso otimizar alguns processos de maior complexidade dentro das secretarias de Urbanismo e de Meio Ambiente. Ele revela que, este ano, o Executivo prevê um dos maiores investimentos em termos de tecnologia, visando mitigar o risco de algum colapso do sistema informatizado.
O secretário informa que serão investidos R$ 30 milhões na compra de equipamentos de informática e de tecnologia. A verba será viabilizada por meio de financiamento público, já autorizado por intermédio de Lei, junto à Caixa Federal e permitirá a modernização de todo o parque tecnológico do Executivo.
Além disso, Ronaldo Boniatti também destaca outro investimento realizado pela prefeitura, no ano passado, na área de telefonia. Ele explica que com a troca pelo Sistema Voip Empresarial (conexão via internet), acabaram alguns problemas recorrentes, a exemplo do custo e demora de manutenção; e ainda, de linhas que caíam e/ou não funcionavam.
Atualmente, todos os sistemas estão ligados por meio de fibra ótica e a uma central telefônica única. Boniatti garante que a medida proporcionou um atendimento mais direcionado da população, diminuindo o tempo de espera. Outro avanço, previsto para acontecer em 2024, é o sistema de gravações telefônicas.