Na quinta-feira (01), representantes do Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), o Banco de Desenvolvimento Multilateral (BDM), estabelecido por um tratado internacional com sede em Pequim, na China, estiveram em Caxias do Sul. Na visita, o grupo se reuniu com o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), demonstrando interesse em financiar ou apoiar projetos no município.
O modelo adotado pelo AIIB é baseado em parcerias, trabalhando com financiamentos de diversos projetos, mobilização de capital e investimento em infraestrutura sustentável. Durante a reunião, o prefeito destacou o estudo técnico que será desenvolvido em Galópolis, local mais afetado pelos deslizamentos ocasionados pelas fortes chuvas de maio, além do setor da agricultura, que também foi severamente afetado pelas enchentes.
Na parte da tarde, os representantes do banco juntamente com o procurador geral do município, Adriano Tacca, realizaram uma visita técnica as duas regiões mais atingidas pela enchente na cidade, o bairro Galópolis e Vila Cristina. Após verificarem o tamanho dos estragos, os representantes do AIIB, sinalizaram positivamente para um empréstimo de até R$ 100 milhões de dólares ao município de Caxias do Sul, como destaca o procurador geral.
Na próxima etapa, cabe ao município verificar taxas de juros, formas e prazos para pagamento, e a documentação dos projetos, para então, tomar uma decisão em relação a continuidade das conversas com o banco de investimentos. Tacca ressalta que o executivo só dará o próximo passo na busca por recursos com os asiáticos, caso seja algo vantajoso para o município.