A população de Caxias do Sul que foi atingida pelas fortes chuvas, desde os moradores de Galópolis e região até os moradores do perímetro urbano atendidos abastecidos pelo sistema Marrecas e Samuara, serão isentos por três meses das tarifas de água e esgoto do Samae. Os abrigos também entraram neste benefício. As novidades foram anunciadas na manhã desta sexta-feira (24), durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo.
Entre os benefícios, ainda deve ocorrer o perdão de dívidas com a devolução dos valores de imóveis que já haviam realizado o pagamento do IPTU 2024 e tiveram perdas, além da desburocratização para renegociações de pagamentos pendentes por parte dos contribuintes. Conforme o secretário da Receita Municipal, Roneide Dorneles, a medida depende da aprovação por parte do Ministério Público, devido a este ser um ano eleitoral.
De acordo com o prefeito, Adiló Didomênico (PSDB), entre as iniciativas ocorre a liberação de horas-máquina para a reconstrução nas estradas e propriedades. Ele ainda salienta que atualmente um levantamento junto a Emater está sendo realizado e dados iniciais revelam perdas de R$85 milhões.
Além dessas medidas, ocorre a prorrogação por três meses das parcelas de financiamento consignado de servidores municipais no Banrisul. Aumento em linhas de crédito junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com valores ampliados para R$ 200 mil para qualquer empresa, independente do tamanho, além do cadastramento de famílias para construção de novas moradias fora de áreas de risco.