O prazo foi estipulado em coletiva realizada na Prefeitura na manhã desta sexta-feira (24). O encontro serviu para apresentar benefícios aos atingidos pelas fortes chuvas na cidade. Outros pontos foram abordados na reunião, como a situação do aeroporto.
Caxias do Sul protocolou pedido de internacionalização do Hugo Cantergiani para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O Município trabalha na implementação do papi, que é um equipamento que auxilia na operação de uma aeronave em situações climáticas mais adversas, e o Regulador de Corrente Contínua (RCC), que é um sistema de balizamento da pista. O projeto da compra dos instrumentos foi deliberado junto ao prefeito Adiló Didomenico. Embora haja a proposta de emenda parlamentar para esse fim, a chegada do recurso pode demorar e foi definido que o processo será adiantado para agilizar a instalação.
Os terminais também precisam passar por melhorias. Eram projetos que estavam sendo executados ao longo do ano, mas com a urgência do momento foi acelerado para ser finalizado em até três meses. Em parceria com o Sinduscon, o município já conta com o anteprojeto aprovado e deve ser entregue na próxima semana para que seja encaminhado à ANAC. O Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willembring Júnior, reforça que com as evoluções do aeroporto o número de cancelamentos dos voos pode cair para 30%. A expectativa é de que os equipamentos estejam funcionando em um mês.
Um passo futuro do aeroporto é a ampliação da pista para receber mais aeronaves. A internacionalização do Hugo Cantergiani foi pedida por Grêmio e Inter para que possam mandar partidas em Caxias do Sul. Contudo, essa mudança pode trazer melhores finalidades como receber medicamentos na cidade.