Na manhã desta quinta-feira (10), na sede do Centro de Ensino Empresarial Fundação Getúlio Vargas de Caxias do Sul, contou com mais uma edição do Café com Negócios, uma iniciativa do Mobi Caxias, da Xplay Digital, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Hospital Geral (HG), com apoio da Fundação Getúlio Vargas de Caxias do Sul. O momento serviu para apresentação dos fatos e encontros realizados durante a Missão Técnica Brasil – Rússia. Uma delegação brasileira com representantes de entidades e instituições de ensino de Caxias se deslocaram à capital da Rússia, Moscou, no final do mês de setembro deste ano em uma Missão empresarial inversa de empresas de Moscou com parceiros do Brasil, para verificar oportunidades de trocas de tecnologia, acordos de cooperação, tanto acadêmicos quanto empresariais, afim de implementar soluções inteligentes tanto no monitoramento e segurança pública.
Durante o encontro desta quinta-feira, a reportagem da Rádio Caxias conversou com representantes de Caxias do Sul que estiveram na visita a Moscou, entre eles, o diretor da Xplay Digital, Cristian Rizzardi, que destacou a relevância do conhecimento adquirido na Rússia, se tornando conhecido também pelo poder público, bem como empresários e entidades da região que possam impulsionar projetos inovadores em Caxias do Sul.

Um dos representantes da Universidade de Caxias do Sul que estiveram na comitiva brasileira foi o coordenador de desenvolvimento de novos negocios da UCS, Fábio Verruck. Ele salienta que um dos principais objetivos da viagem enquanto universidade era traçar parcerias com instituições da Rússia, tanto para intercâmbios de estudantes quanto para pesquisa acadêmica conjunta. Segundo ele, os russos se destacam como uma potência em pesquisa científica e em desenvolvimento tecnológico.

Ainda de acordo Flávio Verruck, projetos que envolvem a medicina e a odontologia são perspectivas que poderão der implementadas na saúde de Caxias do Sul. Outro local visitado pela delegação na Rússia, foi o polo de pesquisa neurológica, relacionadas com questões emocionais e recuperação da medula espinhal, por exemplo, bem como pesquisa de tecnologias para a agricultura e verificações de doenças relacionadas ao campo, principalmente com o gado.