O Rio Grande do Sul viveu uma série de eventos climáticos adversos, desde o segundo semestre de 2023, e a comunidade local tem enfrentado, desde então, desafios significativos. Situação que demonstra vulnerabilidades críticas do Estado. A fala contundente é do o diretor da área de ciências exatas e engenharias da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professor André Adami. Em entrevista para a Rádio Caxias o professor ainda enfatizou que a opinião é corroborado por outros especialistas, que também enfatizam a importância da prevenção e do conhecimento para mitigar os impactos de desastres futuros.
Na opinião do professor, a resposta aos desastres tem sido predominantemente reativa, com pouca ênfase em planos de prevenção. Segundo o entrevistado, isso é um erro, pois “a prevenção começa com o conhecimento”. Adami acrescenta que “não podemos gerir algo sem informações adequadas, portanto, a disponibilidade de dados é crucial para a tomada de decisões e para a consciência situacional”. O professor da UCS completamente dizendo que, atualmente, há uma discussão sobre as oportunidades tecnológicas disponíveis. Adami cita o projeto de cidades inteligentes, que está sendo desenvolvida pela UCS. Além disso, ele cita a instalação de sensores em áreas estratégicas de Caxias do Sul, capazes de monitorar variáveis como: temperatura, umidade, nível de CO2, ruído e luminosidade, fornecendo dados essenciais para a previsão e ação preventiva. Contudo, ele adverte que a falta de compartilhamento de dados entre setores tem dificultado a tomada de decisões eficazes. Nas palavras do pesquisador: “Precisamos de um sensoriamento consolidado e de um melhor compartilhamento de informações climatológicas e geológicas”.
Ainda conforme o pesquisador, a logística também se mostrou um grande desafio durante os eventos climáticos no Rio Grande do Sul, onde foram registrados problemas de comunicação, com cabos de fibra ótica danificados e que impediram a coordenação entre os órgãos responsáveis. Segundo Adami: “Estamos no momento de reconstrução, mas ainda enfrentamos as consequências dos eventos adversos. Portanto, precisamos melhorar nossa preparação e integração logística”, concluiu.
Evento
Desde a última terça-feira (27), a Universidade de Caxias do Sul promove o XI Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. O evento acontece na cidade universitária e no campus de Bento Gonçalves. Nesta edição, o tema é “A relevância das Ciências Exatas na prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos”, o evento finaliza nesta quinta-feira (29).