Passados cerca de três meses dos extremos eventos climáticos que atingiram Caxias do Sul e a Serra, os indícios de recuperação e reorganização seguem. A área rural da cidade, especialmente, as estradas apresentam preocupações. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores de Caxias do Sul, Bernadete Onsi, conta que muitas vicinais foram reconstruídas, mas não estão em condições ideais. As manutenções feitas giram em torno de patrolamento e na colocação de cascalhos nas vias para melhorar as condições.
A presidente comenta que o ponto mais critico de tráfego no interior está em Santa Lúcia do Piaí, onde a chuva chegou com agressividade e levou boa parte das estradas.
As recuperações que estão sendo feitas contam com auxilio de máquinas das subprefeituras, Estado e também apoio dos agricultores. Mesmo assim ainda é necessário de mais ações e tempo para deixar as condições de trafegabilidade ideais.
Bernadete Onsi comenta que existe uma preocupação por parte dos produtores para o escoamento das produções que dependem de um bom transporte para ter uma boa qualidade.
A atenção nas vicinais seguem. Isso vale tanto para as principais estradas das regiões quanto para acessos dentro de propriedades, que podem ter auxilio das subprefeituras.