Das 345 pessoas que vivem nas ruas da cidade abordados em janeiro e fevereiro, 161 aceitaram o acolhimento do Município. O percentual de receptividade é de 47%. O dado faz parte de um levantamento divulgado pelo Executivo de Caxias, na tarde desta terça-feira (05). Os números se referem aos serviços públicos de acolhimento e dos primeiros sete dias da força-tarefa montada pelo Município, a fim de abordar e encaminhar pessoas nesta situação para os serviços de acolhimento.
A força-tarefa reforça as ações que já ocorrem diariamente com os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fundação de Assistência Social (FAS), Guarda Municipal e Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), um cronograma de atuação nas ruas da cidade foi construído para que, de forma integrada, as equipes dos serviços das diversas políticas públicas pudessem atuar potencializando as ações para a população em situação de rua.
A estatística ainda revela que, no período, a FAS realizou o encaminhamento de nove pessoas para acolhimento nos serviços e provisionou dois auxílios passagem para as pessoas que tinham o desejo de retornar para sua cidade de origem.
Já a Secretaria de Saúde realizou três encaminhamentos para escutas no CAPS, um paciente encaminhado para acolhimento noturno, e um outro cidadão teve consulta agendada na UBS pelo consultório na rua. Também integrantes da força-tarefa, a Guarda Municipal e a Codeca atuaram em 17 pontos da cidade nesta primeira semana, dando suporte à ação.
NÚMEROS DE ATENDIMENTO DO CENTRO POP RUA E DO SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL, EM JANEIRO E FEVEREIRO:
– 161 pessoas em situação de rua que foram encaminhadas para acolhimento
– 345 abordagens pelo Seas
– 97 concessões de auxílio-passagem
– 172 atendidas por meio de solicitações da comunidade
COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CAXIAS