Na Prefeitura, as mulheres compõem a maioria da força de trabalho, representando 70% dos mais de 7 mil funcionários. Elas desempenham papéis fundamentais em todas as esferas e setores do Executivo. A presença atuante e diversificada reflete a determinação feminina e a importância de reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres em todas as áreas da sociedade.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, ganha ainda mais significado diante desse cenário. Isso porque destaca a história de luta das mulheres por direitos iguais e por uma sociedade mais justa e inclusiva. A representatividade feminina na administração pública de Caxias do Sul não é apenas um reflexo da equidade de oportunidades proporcionada pelo ingresso por concurso e pela remuneração baseada em critérios objetivos, mas também uma demonstração concreta do talento, competência e comprometimento das servidoras municipais.
Na Secretaria da Educação (Smed), 86% dos servidores são mulheres. A presença feminina é mais expressiva do que em outros setores da administração pública. Na avaliação do secretário Edson da Rosa, isso reflete o papel central que as mulheres desempenham na educação e no desenvolvimento da sociedade.
Considerando o universo de servidores, sem contar com a Smed, as mulheres continuam a se destacar numericamente, representando 53% do quadro de funcionários do Município. Esse equilíbrio de gênero mantido ao longo dos últimos cinco anos, conforme levantamento da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), evidencia a importância e a consistência da presença feminina no serviço público municipal.
O secretário Ronaldo Boniatti destaca a relevância e o impacto positivo da presença feminina em todas as áreas da administração municipal. A diversidade, a competência e a dedicação das servidoras municipais contribuem significativamente para a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à comunidade, fortalecendo o compromisso da Prefeitura com a igualdade de gênero e a valorização das mulheres em todas as instâncias da gestão pública.
No Dia Internacional da Mulher, a Coordenadoria Municipal especializada realiza duas atividades especiais. A primeira, em parceria com o Sine/FGTAS: um mutirão de atendimento às mulheres em busca de empregos, a partir das 8h, na sede do órgão. A outra é uma parceria com o Senac e a Trino Polo, Associação de Empresas e Entidades de Tecnologia da Informação da Serra Gaúcha. É a oferta de 25 vagas no curso de programação front end através do projeto “Elas na TI”, que visa auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade, proporcionar qualificação profissional de alta qualidade e também inseri-las no mercado da Tecnologia da Informação.