Após perderem suas casas devido as enchentes ou deslizamentos de terra, muitos moradores das regiões afetadas pelas fortes chuvas de maio estão buscando um recomeço em Caxias do Sul. Desta forma, a busca por vagas nas escolas municipais aumentou consideravelmente, sendo registrado entre 7 a 28 do último mês, cerca de 100 novas matrículas de alunos vindos do interior da cidade, como Galópolis, até de Arroio do Meio, Muçum, Roca Sales, Vale Real, dentre outras.
No entanto, a tendência é que esse número aumente nos próximos meses e uma dúvida que surgiu foi se teria vagas suficiente para atender a demanda local. Em entrevista à Rádio Caxias, a Secretária de Educação, Flávia Vergani, explicou que a maioria das matrículas são de alunos do fundamental, sendo assim, há mais vagas disponíveis, contudo, alunos da educação infantil (0 a 3 anos) seguirão na lista de espera.
A secretária ressalta que mesmo sem documentos, os alunos estão sendo aceitos e já sendo encaminhados às escolas, mas que os servidores estão orientando para que os pais emitam as segundas vias nos cartórios municipais.
A reportagem da Caxias também questionou sobre ações de acolhimento para esses alunos que viveram uma situação tão traumática. Flávia destaca que estão trabalhando em conjunto com outros órgãos para organizar atividades mais direcionadas e voltadas para a saúde mental.
Das 100 matrículas realizadas, até o momento, 28 crianças eram de Galópolis e as demais são provenientes de outras cidades do Estado, como Arroio do Meio, Bom Jesus, Canela, Canoas, Gramado, Muçum, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Roca Sales, São Leopoldo e Vale Real.