A Ponte da Cooperação, construída de forma provisória entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis por meio da campanha #ReConstruindoConexões, promovida por empresários da região, voltou a ser tema de debate nesta quarta-feira (18) após um acidente que resultou na morte de um jovem de 22 anos. A vítima caiu com o veículo que transitava na travessia que liga a Linha Sebastopol, em Caxias do Sul, à comunidade de São José do Caí, em Nova Petrópolis. Em entrevista à Rádio Caxias, o engenheiro responsável pelo projeto da ponte, Jeferson Dal Bello, destacou que a estrutura foi projetada como uma solução emergencial, com vãos de galerias e intervenções no assoreamento do rio entre as duas pontes.
O engenheiro reforça que, embora a ponte seja resistente, sempre foi sabido que, em caso de cheia mais intensa, poderia haver o transbordamento do rio, com a água passando sobre a pista e, eventualmente, afetando a cabeceira e o material agregado na estrutura. Segundo ele, a ponte resistiu à primeira cheia significativa registrada nas chuvas que atingem a região e já cumpriu o papel como travessia provisória e emergencial.
Sobre o acidente que vitimou o jovem, Jeferson lamenta profundamente e classifica o episódio como uma fatalidade. Ele afirma que, de acordo com informações preliminares, a travessia teria sido feita enquanto a ponte estava submersa, o que deve ser apurado pelas autoridades. Questionado sobre a necessidade de sinalização no local, o engenheiro explica que não pode atribuir responsabilidades, cabendo essa avaliação às secretarias dos dois municípios envolvidos.
A obra foi executada pela empresa Pontes do Sul, a mesma responsável pela reconstrução da ponte de Nova Roma do Sul, na RS-448, sobre o Rio das Antas. O grupo de empresários que viabilizou a Ponte da Cooperação se mobilizou após o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciar que não construiria uma ponte provisória sobre o Rio Caí, ligando a Serra à região das Hortênsias.
A ponte definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, foi inaugurada em 21 de dezembro de 2024. A nova estrutura, construída pelo Dnit, possui 180 metros de comprimento e 13 metros de largura, mais alta, larga e extensa que a anterior.