A informação foi repassada, durante coletiva de imprensa, realizada nesta sexta – feira (10), no Centro Integrado de Operações (CIOp), e que contou com a presença do Executivo Municipal, represantado pelo prefeito, Adiló Didomenico, e da vice-prefeita, Paula Ióris. E, ainda, do representante voluntário dos empresários, que está responsável pelo serviço de terraplanagem no Município, Guilherme Sartor.
Na coletiva, o executivo municipal destacou o trabalho realizado durante a semana e projetou os trabalhos para os próximos dias. Ele afirmou que os trabalhos no interior estão suspensos, em virtude da previsão de chuvas intensas, nesse final de semana.
Após as fortes chuvas provocarem deslizamentos e obstruírem vias, em Caxias do Sul, a comunidade empresarial de terraplanagem no Município se mobilizou para ajudar na recuperação das vias. Diversas empresas do setor de terraplanagem e urbanização se uniram para formar um grande grupo de apoio. Com as máquinas e as equipes disponibilizadas, eles estão trabalhando, voluntariamente, para desobstruir as vias municipais e de acesso à cidade.
Segundo Guilherme Sartor, um dos líderes desta operação, cerca de 20 a 30 escavadeiras hidráulicas, além de outros equipamentos, estão sendo utilizados, diariamente. E resultando em um consumo médio de cinco a oito mil litros de diesel por dia.
Os maquinários estão em vários pontos da cidade, atuando em Santa Lúcia do Piaí, Rota do Sol, Caravaggio da 6ª Légua, Vila Oliva e em vários outros pontos do município.
Para apoiar financeiramente essa operação, a CIC Caxias, em parceria com a Fundação Caxias, está realizando uma campanha de arrecadação de fundos. Os interessados podem contribuir através do PIX: [email protected].
Esta ação se dá por motivos de que o diesel, a disposição da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, não poderá ser utilizado em máquinas terceirizadas.