A Terra Service Geologia e Engenharia foi contratada pela Prefeitura de Caxias para realizar os levantamentos técnicos sobre os estragos causados no mês de maio pelas fortes chuvas em Galópolis. O prazo de conclusão dos trabalhos é de 4 meses. Posteriormente, as equipes devem apresentar orientações para intervenções nas áreas atingidas do bairro, como encostas, arroio, ruas e casas.
As vistorias já iniciaram pela rua José Casa, uma das mais prejudicadas pela calamidade. No local, as equipes estão realizando sondagens geológicas e geotécnicas visando reconhecer as camadas do subsolo mais suscetíveis aos movimentos gravitacionais de massa.
Segundo o geólogo e proprietário da empresa, Nerio Jorge Susin, o trabalho será detalhado e resultará em um relatório posterior.
Sobre o prazo para conclusão dos trabalhos, Susin cita que considera os quatro meses apertados.
Após os trabalhos de campo a equipe vai fazer análises em laboratório, permitindo estabelecer os parâmetros geotécnicos necessários para calcular a estabilidade das encostas e, na sequência, projetar obras necessárias para segurança dos moradores do bairro diante dos efeitos climáticos.
O investimento do município para contratação da empresa para as analises é na ordem de R$ 1 milhão, com 20 profissionais dedicados a região.