Na tarde de sexta-feira (6), o vice-governador do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho do Plano Rio Grande, Gabriel Souza, esteve em Caxias do Sul, em reunião com prefeitos e outras autoridades da região. No evento realizado no auditório do bloco M da UCS, o vice-governador apresentou as ações de reconstrução do Estado e de resiliência e adaptação climática em elaboração. Também foram debatidos projetos estratégicos para a Serra e as principais demandas da região após os eventos meteorológicos adversos de maio.
As prefeituras e entidades regionais terão até o dia 27 de setembro para apresentar projetos, que poderão ser incluídos nas pautas do Plano Rio Grande. Gabriel ressaltou a importância do diálogo com a sociedade, para definir em conjunto as demandas de maior relevância.
Caso os projetos se enquadrem nos eixos do Plano Rio Grande – reconstrução, resiliência e preparação – serão incluídos no plano e, posteriormente, receberão o aporte do governo. Outro assunto discutido, foi a construção do Aeroporto de Vila Oliva, que é vista como prioridade, sendo que R$ 14 milhões já foram disponibilizados pelo Governo, em agosto, visando a criação de mais opções de acesso aeroportuário.
O vice-governador ainda destacou o emprenho de Estado na recuperação das rodovias e pontes na Serra, como a da BR-116, que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis, buscando agilizar questões de logística.