Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul já deixaram pelos menos 56 mortos. Além disso, pelo menos 67 pessoas estão desaparecidas e outras 74 feridas. Ao todo, 281 dos 496 municípios do estado já registraram algum tipo de problema, afetando mais de 377 mil pessoas. Portanto, tão fundamental quanto prestar socorro a essas pessoas, por meio de resgates, é somar forças para garantir que a reestruturação dessas vidas devastadas pelas águas.
Neste caso, a doação pode ser de suprimentos e produtos de limpeza, mas também de tempo, gasto com ações de voluntariado e, ainda, doando sangue. Esse apoio dos gaúchos é vital para abastecer os bancos de sangue do Estado e, também, os de Caxias do Sul, conforme explica assistente Social do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), Clarice da Rosa. Até porque, o Hemocs é referência na distribuição dessas doações de sangue e de plaquetas a 49 municípios da região do Estado.
Ela ainda explica que os interessados em doar precisam ter entre 18 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60. Outros quesitos fundamentais são pesar mais de 50 kg, estarem bem de saúde, não ter ingerido bebidas alcoólicas, no mínimo, 12 horas antes da doação. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, mediante a autorização dos responsáveis.
Os interessados podem agendar um horário pelo telefone 3290.4580 ou Whatsapp, 98418.8487. Os doadores também podem comparecer ao Hemocs de forma espontânea, de segunda a sexta das 8h15 às 16h45 e aos sábados, das 8h às 12h. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.