Em outubro deste ano, os eleitores de Caxias voltarão às urnas para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. O primeiro turno das eleições municipais, definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está marcado para o dia 6 de outubro. Já o segundo turno para a eleição majoritária ocorrerá em 27 de outubro.
Os partidos locais se preparam para disputar o pleito. O PDT vive um momento de preparação, com a chegada de novas lideranças comunitárias, especialmente as mulheres, que estão ingressando no grupo. O presidente da executiva municipal, vereador Rafael Bueno, destaca a importância de ter candidaturas do sexo feminino, não apenas para cumprir cotas, mas para representar efetivamente a diversidade da sociedade.
Para cumprir a regra eleitoral de 30% de candidatas mulheres, o PDT já possui 14 mulheres como pré-candidatas a vereadora, superando a cota mínima exigida de 7.
Atualmente, o partido conta com 47 pré-candidatos a vereador, sendo necessário compor uma nominata de 24. O processo de seleção prioriza filiados candidatos com histórico eleitoral positivo e destaque na sociedade, como líderes comunitários e engajados em causas sociais.
Ainda segundo Rafael Bueno, a direção do partido reforça a busca por uma candidatura à Prefeitura de Caxias, que una e dialogue com a sociedade, visando uma cidade inclusiva e para todos. Para a disputa majoritária, o partido definiu o nome do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho.
O líder do partido não descarta a possibilidade de mudanças e uma composição com uma frente própria ao executivo municipal.
Com um olhar voltado para a representatividade e a construção de uma cidade colaborativa, o PDT se prepara para as eleições municipais de forma comprometida e inclusiva.
Confira o Calendário das Eleições 2024:
7 de março a 5 de abril: Janela partidária (vereadoras e vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato)
6 de abril: Data-limite para partidos registrarem estatutos no TSE e candidaturas estabelecerem domicílio onde vão concorrer e terem sua filiação deferida
8 de maio: Data-limite para o alistamento eleitoral (jovens que precisam obter o título ou que desejam transferir ou alterar o local de votação)
9 de maio: Fechamento do cadastro eleitoral
15 a 17 de maio: Teste de confirmação do teste de urna
15 de maio: Início da arrecadação por financiamento coletivo
20 de julho a 5 de agosto: agremiações realizam convenções partidárias
15 de agosto: Data-limite para registros de candidatura
16 de agosto: Início da propaganda eleitoral
30 de agosto a 3 de outubro: Horário eleitoral gratuito no rádio e na TV
21 de setembro: Proibição de prisão de pessoas candidatas
1º de outubro: Proibição de prisão de eleitoras e eleitores
6 de outubro: 1º turno das Eleições 2024
27 de outubro: 2º turno das Eleições 2024