Há 17 dias das Eleições 2024 a preparação vai se intensificando. Nesta quinta-feira (19) o ponta pé inicial na organização das urnas será dado. O calendário intenso começa com o processo intitulado geração das mídias, que consiste, basicamente, em baixar os dados dos candidatos e eleitores que serão incluídos nas urnas posteriormente. Essa etapa deve ser feita até o dia 23 pelos Cartórios Eleitorais.
Já na próxima segunda-feira (23) será iniciado o envio dos dados salvos para os equipamentos, carregando as urnas eletrônicas com as informações e logo lacrando os equipamentos. Isso deve ser feito em uma semana, até o dia 30 deste mês. Durante essa carga auditorias nas urnas podem ser feitas para verificação de autenticidade e integridade dos dados. O processo pode ser feito por partidos, candidatos, coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral (MPE) e o público em geral.
O chefe do Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowiski, destaca que as urnas que vão para os colégios eleitorais ficam durante todo o período em Caxias do Sul. Ele frisa que uma conferência das urnas será realizada pelo próprio Cartório no próximo dia 27 em uma cerimônia no início da tarde.
Um dos últimos processos necessário com os equipamentos antes da votação é a conferência de se os dados estão presentes ou não nas urnas. Para isso, informações básicas como data, hora, seção e município são verificadas para avaliar se pode ou não ser utilizado no dia da eleição.
Eleições 2024 na Rádio Caxias tem o oferecimento de:
Menega Condomínio Aero Náutico: a estrutura privada que liga o município de Flores da Cunha ao Universo Aéreo.
Loja de Confecções Demori: Tradição e credibilidade. Atendimento pelos proprietários. Na Luis Michelon, 360, bairro Cruzeiro.
RPP Construtora: Projetos inovadores, construções inteligentes. Fone: 3219-5555