O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que não construirá mais uma ponte provisória na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Segundo a autarquia, essa decisão foi tomada após um relatório técnico indicar a necessidade de mudanças no projeto e um aumento significativo no tempo de conclusão da obra. As fortes chuvas dos dias 16 e 17 de junho, que destruíram o aterro de rocha necessário para a fixação da estrutura, foram determinantes para essa reavaliação.
O relatório revelou que a construção da travessia provisória atrasaria até o final do ano, ficando pronta quase ao mesmo tempo que a ponte definitiva, que está sendo reconstruída no km 174 da BR-116. Para evitar desperdício de recursos, o DNIT decidiu concentrar esforços na conclusão da ponte permanente.
As obras das cabeceiras da travessia provisória começaram no final de maio, após a ponte original ser danificada pela enchente. A expectativa inicial era liberar a passagem em cerca de um mês, mas uma nova cheia danificou as cabeceiras, atrasando os trabalhos. Uma ponte metálica fornecida pelo Exército estava prevista para ser instalada, mas devido aos danos causados pela chuva, a obra foi suspensa para reavaliação, resultando na instalação de uma travessia provisória para pedestres nas proximidades.
O DNIT confirmou a previsão de conclusão da ponte definitiva para dezembro e recomendou a utilização da Ponte do Bananal, em Vale Real, como via alternativa entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis.