Depois de mais de uma década esperando, o Instituto de Educação Cristóvão de Mendoza, escola localizada no bairro Cinquentenário de Caxias do Sul, a maior escola da cidade, com 1,3 mil alunos matriculados, tem início das obras de revitalização do auditório e do ginásio que já estão em andamento desde o mês de janeiro.
A obra faz parte do Programa Lição de Casa, coordenado pelas secretarias de Obras Públicas e da Educação do Estado do RS e estão sendo investidos cerca de R$ 5,9 milhões. Segundo a diretora Raquel Grazziotin, as obras andam em ritmo acelerado e a expectativa é de que seja entregue antes do prazo previsto.
A empresa contratada, Cerâmicas Taquari, deu início aos trabalhos no ginásio da escola. O local receberá execução de acessibilidade para arquibancadas e ginásio, reforma dos banheiros e vestiários, pintura, reforma do sistema elétrico, de abastecimento de água e esgoto e reforma da cobertura.
No auditório, interditado desde julho de 2013 por problemas nas saídas de emergência, na fiação elétrica e no carpete, os trabalhos devem começar nos próximos dias e contemplam ações de restauro como banheiros novos, reforma da cobertura e rede elétrica. As mil poltronas serão removidas e revitalizadas. Por questões de adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), o espaço será reduzido e contemplará 860 lugares, mas continuará sendo o maior auditório da cidade. Haverá também reforma do palco, para que atenda aos critérios de acessibilidade.
A execução está com fiscalização da 4ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Caxias do Sul. O prazo de conclusão é de 360 dias.