Sob o lema “Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs”, a campanha visa mobilizar os fiéis das diversas Regiões de Pastoral para contribuir com a coleta solidária. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul, responsável pelo atendimento aos municípios integrantes da Diocese, é o ponto central para as doações.
A campanha surge em conjunto com a Igreja Católica no Brasil, e a 60ª edição da Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”, e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
O idealizador da campanha, Felipe Padilha, destaca a importância do período da Quaresma como uma preparação fundamental para os cristãos vivenciarem a Páscoa. Durante os 40 dias desse tempo de preparação, a igreja convida os fiéis a se dedicarem à oração, ao jejum e à esmola, compreendida como caridade. Padilha enfatiza que esse processo de conversão abrange não apenas o nível pessoal, mas também comunitário e eclesial, impactando a pessoa, sua comunidade e toda a igreja. Felipe ainda enfatiza a necessidade da doação de sangue tanto do ponto de vista religioso, como, da necessidade dos hemocentros.
Ao doar sangue, os participantes devem informar que a doação está vinculada à campanha de número 154, identificando a ação. Ao finalizar o ato, cada doador receberá um botton oferecido pela Diocese de Caxias do Sul, com a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2024.
As coletas externas da campanha de doação de sangue promovida pela Diocese já têm datas e locais confirmados. No dia 28 de fevereiro, a ação ocorrerá em Farroupilha, na UBS Cinquentenário, localizada na Avenida São Vicente, 145. Em 06 de março, Bento Gonçalves receberá a campanha na UBS Zona Sul, situada na Rua Goiânia, 590. Já em 20 de março, a cidade de Carlos Barbosa sediará a coleta no Hospital São Roque. E no dia 10 de abril, São Marcos participará da iniciativa no Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol, localizado na Rua Carlos Gomes, 657.