A situação de descartes irregulares de lixo segue preocupante no município com diversos pontos que evidenciam resíduos misturados e jogados ao redor de lixeiras. As multas para descarte irregular estão previstas em artigos da legislação municipal e têm como base o Valor de Referência Municipal (VRM), que pode chegar até R$ 3,4 mil.
Na última semana, o prefeito, Adiló Didomenico, evidenciou o problema ao se deparar com os descartes em via pública. De acordo com Didomenico, à população deve cobrar os órgãos responsáveis, mas também precisa haver uma conscientização ao descartar os resíduos, de maneira que o lixo seletivo se transforme em renda para recicladores que contribuem de forma significativa com o meio ambiente.
Conforme a presidente da Codeca, Maria de Lurdes Fagherazzi, em alguns pontos de Caxias do Sul houve o aumento de contêineres, porém foi observado que vem ocorrendo mais descartes incorretos. Ela salienta que denúncias devem ser feitas pela comunidade ao se deparar com essa situação.
A população que presenciar descarte de lixo irregular pode denunciar pelo Alô Caxias, no 156, pela Guarda Municipal no telefone 153 ou no Whatsapp (54) 99215.1788. Além disso, a Codeca recebe móveis e eletrodomésticos no Ecoponto, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h; e aos sábados, das 7h às 13h. O serviço também pode ser agendado pelo fone (54) 3224.8000.
1 comentário
Boa noite, já liguei diversas vezes desde o início deste ano de 2024 para a CODECA e os mesmos não tomam atitude de recolher um lixão q está depositado as margens da estrada no entroncamento da Av Serrano/Santo Antônio com a Estrada Velha de Flores da Cunha. No local do lixo existe um arroio que está sendo contaminado com esse descarte. Solicito que tomem atitude em relação a esse descaso com o meio ambiente urgente!!!