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Depois de deslizamentos, dois viadutos serão construídos na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis

  • Redação
  • 05/06/2025
Foto: DNIT/Divulgação

Após os severos danos causados pelas enchentes e deslizamentos de maio de 2024, a BR-470, na Serra do Rio das Antas, passa por um processo de reconstrução com foco na segurança e durabilidade. Como parte das obras conduzidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dois viadutos estão sendo construídos no km 192 e no km 193 da rodovia, em trechos de curvas, que foram totalmente destruídos pelos deslizamentos. De acordo com informações do Departamento, as Obras de Arte Especiais (OAE) possuem 85 e 96 metros de extensão, respectivamente. Já em altura, o viaduto do km 192, terá 15 metros e do km 193, 17 metros. O valor investido pelo Governo federal é de aproximadamente R$ 52,3 milhões.

Segundo o DNIT, atualmente, o tráfego, de aproximadamente sete mil veículos por dia, segue por meio de desvios construídos e pavimentados próximos ao traçado original da rodovia. No entanto, a complexidade do terreno e a possibilidade de novos deslizamentos exigiram uma solução mais duradoura e segura. Por isso, os viadutos estão sendo implantados para garantir a estabilidade da via, permitindo que o trânsito flua acima das zonas de risco, mesmo em caso de novos eventos climáticos extremos.

De acordo com o DNIT, um dos diferenciais técnicos dessa obra, que tem previsão de conclusão para o final deste ano, está no uso de vigas de aço em vez de vigas de concreto armado, uma escolha estratégica diante das condições do local. A geometria curva dos viadutos e os grandes vãos entre os pilares, projetados propositalmente para permitir a passagem livre de detritos e água sob a estrutura, demandaram um material mais leve e de execução mais ágil, como o aço. Conforme o Departamento, essa solução também traz maior facilidade na adaptação às características do terreno. O DNIT também lembra que a elevação da pista em relação ao solo instável elimina a necessidade de intervenções frequentes no solo e protege os usuários da via contra riscos de interrupções e acidentes em áreas suscetíveis a escorregamentos.

Segundo o superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, “com essas obras, a BR-470 dá um passo importante rumo a uma reconstrução mais resiliente, moderna e segura, garantindo mobilidade e confiança para todos os que utilizam essa rota fundamental na Serra Gaúcha”.

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05/06/2025 - Atualizado em 05/06/2025 - 16:43

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