A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil da Secretaria da Segurança Pública emitiu alerta para a comunidade de Caxias do Sul diante da previsão de um ciclone bomba. Segundo boletim do Serviço de Meteorologia do Estado, válido da meia-noite desta quinta-feira (06), até o meio-dia de sexta (07), o município está na rota de atenção, com risco de tempestades, rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo. Diante do cenário, o prefeito Adiló Didomenico determinou que o Gabinete de Crise permaneça em prontidão para atender a qualquer emergência.
O ciclone bomba é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma área de baixa pressão que se intensifica muito rapidamente. Ele provoca queda brusca de temperatura e vem acompanhado de chuva intensa e ventos fortes.
O coordenador da Defesa Civil, Tenente Armando da Silva, alerta a comunidade sobre o temporal.
O alerta ocorre menos de dez dias depois de Caxias do Sul registrar fortes estragos. Nos dias 28 e 29 de julho, a cidade teve 142 mm de chuva em 48 horas, rajadas acima de 65 km/h e granizo. O volume já superou a previsão de 158 mm para todo o mês de julho. Na ocasião, 554 casas ficaram destelhadas. Houve queda de árvores e galhos e foram registrados 11 pontos de deslizamento de terra. A falta de energia deixou 29 semáforos apagados e provocou transtornos no trânsito.
Na sequência, equipes da Prefeitura realizaram mais de 120 intervenções, entre limpeza de bueiros, retirada de mais de 100 árvores e galhos e desobstrução de três barreiras de terra no interior. Também foram distribuídas mais de 3 mil telhas e 30 mil metros quadrados de lona. Seis famílias ficaram desabrigadas e outras 21 precisaram se abrigar na casa de parentes.
Com base nesse levantamento, o prefeito determinou a elaboração do decreto de situação de emergência. Segundo o tenente Armando, da Defesa Civil, o documento deve ser publicado ainda nesta quinta-feira.
A Defesa Civil orienta que, em caso de temporal, a população procure abrigo em local seguro e evite áreas abertas. É recomendável não permanecer sob árvores, placas, postes ou estruturas metálicas, retirar veículos de áreas sujeitas a alagamento e granizo, manter portas e janelas fechadas e proteger objetos que possam ser levados pelo vento. Em ruas alagadas ou com correnteza, o trânsito deve ser evitado. Se houver risco de inundação na residência, os aparelhos elétricos devem ser desligados.
A população também deve acompanhar os avisos oficiais. Em situações de emergência, os contatos são Bombeiros, pelo 193, Brigada Militar, pelo 190, e Guarda Municipal, pelo 153.






