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Defensoria Pública do RS investiga mais de 250 mil multas pelo sistema Free Flow em rodovias da Serra

  • Keize Machado
  • 29/10/2024
Foto: Divulgação | CSG

As multas estão entre as principais reclamações dos condutores que circulam por rodovias com pórticos de pedágio eletrônico no sistema de livre passagem, conhecido como Free Flow, na Serra Gaúcha. Assim, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE-RS) instaurou uma ação coletiva por meio do Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC) para averiguar a aplicação de 254 mil multas aos motoristas que passam pelos pórticos nas ERS 240, ERS 122 e ERS 446, que estão sob concessão da Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).

De acordo com o dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, Felipe Kirchner, a medida ocorre após a Defensoria ter sido procurada por diversas representações. O principal objetivo é coletar evidências sobre questões entendidas como possíveis irregularidades, a fim de subsidiar a apuração dos danos coletivos e a adoção de medidas corretivas.

Segundo ele, embora o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), esteja disponível para notificar os usuários sobre a passagem pelo pedágio, o valor devido e eventuais infrações, mesmo em caso de atraso, as falhas na transparência em relação aos condutores são visíveis.

Entre os principais apontamentos emitidos no documento pela DPE-RS, que foi entregue ao governo, à Concessionária, ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), à SENATRAN e ao SERPRO, com prazo de resposta de 15 dias úteis, estão o volume significativo de multas e a falta de clareza nas informações sobre o funcionamento do sistema Free Flow. Kirchner explica que o aumento no volume de veículos que devem circular pelos pórticos no final do ano deve ser significativo e que essas multas precisam ser reavaliadas.

A partir da resposta da Concessionária e do poder concedente, a DPE-RS deve trabalhar de forma extrajudicial, utilizando recomendações e acordos para que as multas sejam revistas e o problema melhorado. O dirigente não descarta a possibilidade de, futuramente, ser necessária a propositura de uma ação coletiva abrangente sobre as questões que envolvem a transparência e a validade das multas expedidas.

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29/10/2024 - Atualizado em 29/10/2024 - 19:00

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