A partir da segunda-feira (9), a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) dará início a uma pesquisa socioeconômica nas comunidades localizadas nas áreas de influência das rodovias sob sua concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. O projeto inclui as ERS-122, ERS-446, RSC-287, RSC-453, BR-470 e ERS-240, e será realizado pela empresa especializada Ângulo Social.
Com conclusão prevista para janeiro de 2025, o levantamento está em conformidade com os compromissos contratuais da concessão e segue as orientações da Instrução Normativa nº 45/2021 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O principal objetivo é coletar informações que auxiliem no planejamento e implementação de melhorias, visando uma gestão mais eficaz das estradas e um impacto positivo nas comunidades locais.
Para garantir transparência e segurança durante a pesquisa, os profissionais envolvidos estarão devidamente identificados com crachás da Ângulo Social. A CSG destaca a importância da colaboração das comunidades para o sucesso da iniciativa e assegura que o processo será conduzido de maneira ética e respeitosa.
O contrato de concessão entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, iniciado em fevereiro de 2023, tem duração de 30 anos e prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões em obras de duplicação, terceiras faixas, segurança viária, serviços de atendimento 24 horas, manutenção e outras melhorias ao longo das rodovias.