Um cenário de guerra. Assim foi o relato de moradores das proximidades do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. Um assalto a carro-forte que aconteceu na noite desta quarta-feira (19), por volta das 19h, movimentou a região da cidade. Segundo informações da Brigada Militar, através do 4º Batalhão de Choque (4º BPChq), um grupo de assaltantes fortemente armados organizou a tentativa de roubo de um veículo de transporte de valores. Na ocasião, houve o enfrentamento da polícia aos bandidos com troca de tiros. Do confronto, um policial militar e um criminoso morreram.
De acordo com informações da Brigada Militar, o policial foi identificado como Fabiano Oliveira, 47 anos, 2º Sargento e integrante da Força Tática do 12º BPM. A Corporação divulgou em nota à imprensa, que Oliveira chegou a ser levado para o hospital mas não resistiu aos ferimentos.
A Brigada Militar ainda não confirmou se os criminosos conseguiram levar alguma quantia em dinheiro do carro-forte. Segundo informações, os bandidos conseguiram fugir para uma área de mata nas proximidades do aeroporto. Na oportunidade do assalto ao carro-forte, os criminosos teriam utilizado um fardamento falso e duas caminhonetes com logomarcas da Polícia Federal (PF).
De acordo com a BM, moradores das proximidades do aeroporto avistaram os criminosos nos veículos e, instantes depois, teve o início do confronto entre bandidos e policiais. Os funcionários da empresa do carro-forte foram feitos reféns, mas logo liberados pelos criminosos.
Até por volta das 23h desta quarta-feira, a região do aeroporto ainda estava isolada, com barreiras sinalizadas por viaturas da Brigada Militar. Os moradores eram indicados a retornar ou procurar outras vias para chegar até suas residências.
Até o início da madrugada não foram informados novos registros de mais feridos, além do brigadiano e do suspeito mortos no tiroteio. Conforme a BM, disparos atingiram residências e empreendimentos localizados nas proximidades do terminal do aeroporto Hugo Cantergiani.
A operação de segurança segue, mas não divulgou o número total de policiais envolvidos na captura dos suspeitos. Uma força tarefa está reunindo o 4º Batalhão de Policiamento de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Batalhão de Aviação da Brigada Militar e o efetivo do 12º Batalhão de Policiamento Militar. A tentativa de captura dos criminosos também conta com o apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Exército.
Nota de Pesar
A Brigada Militar comunica, com profundo pesar, o falecimento do 2º sargento Fabiano Oliveira, ocorrido na noite desta quarta-feira (19/6), após confronto armado com criminosos, em Caxias do Sul.
O sargento ingressou na BM em 1°/12/1997. Tinha 47 anos e atuava na Força Tática do 12º BPM. Deixa esposa e filho.
A BM se solidaria com familiares e amigos, neste momento difícil para a família e para toda a corporação.