Com a chegada do inverno, o Corpo de Bombeiros Militares de Caxias do Sul orienta a população sobre a importância de tomar cuidados essenciais ao utilizar lareiras, aquecedores e fogões a lenha para aquecer as residências. Segundo dados do 5° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, em 2023 foram atendidos 808 incêndios, e de janeiro a maio de 2024, já ocorreram 299 sinistros, muitos em residências familiares, principalmente em casas de madeira, onde o risco de propagação é maior.
O comandante da 1ª Companhia dos Bombeiros Militares em Caxias do Sul, Vinicius Manfio, alerta sobre os cuidados necessários para evitar incêndios. Ele destaca a importância de nunca deixar aparelhos de aquecimento sem supervisão. “Utilizar fogão a lenha e sair de casa, mesmo com brasas ainda dentro do fogão, pode ser extremamente perigoso. Abastecer demais a área de queima do fogão também é arriscado, pois as labaredas podem subir pelas chaminés e queimar parte do forro da residência”, alerta Manfio. Ele ainda alerta sobre a importância de atualizar as redes elétricas das residências, já que os aparelhos modernos exigem uma fiação adequada.
Além disso, é importante manter as chaminés longe de estruturas de madeira ou PVC para evitar superaquecimento e possíveis incêndios. “Fechar as portas do fogão a lenha e remover materiais combustíveis próximos também são medidas importantes para prevenir incêndios”, acrescenta o comandante.
Cuidados adicionais incluem:
– Não deixar aquecedores elétricos perto de materiais combustíveis como tapetes, cobertas e sofás.
– Evitar o uso de aquecedores elétricos em banheiros devido à umidade, que pode causar curto-circuito.
– Nunca deixar aparelhos de aquecimento sem supervisão.
– Não sobrecarregar fogões a lenha com excesso de lenha.
– Atualizar a rede elétrica das residências.
– Manter chaminés longe de estruturas de madeira ou PVC.
– Fechar as portas do fogão a lenha e remover materiais combustíveis próximos.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros orienta que a população ligue para o número 193.