Na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, o candidato eleito foi o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), com 61,53% dos votos válidos. A disputa era entre ele e a Maria do Rosário (PT) que totalizou 38,47% dos votos. Vale lembrar que a capital do estado quase ficou sem segundo turno no dia 06 de outubro após 12 anos, quando José Fortunati se reelegeu ainda no primeiro turno.
Em Canoas quem levou a melhor foi o candidato Airton Souza (PL), com 52,12% dos votos (75.688). A disputa era entre ele e Jairo Jorge (PSD) que finalizou a corrida eleitoral 47,88% dos votos válidos. Ao todo eram 889 urnas eletrônicas espalhadas pelos 102 locais de votação do município. Em Pelotas o prefeito eleito foi Marroni (PT), com 87.737 votos. Além dele, concorria no segundo turno o Marciano Perondi (PL) que finalizou a corrida com 49,64%. A diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 1.200 votos.
Já em Santa Maria para o cargo de prefeito foi escolhido o Rodrigo Decimo (PSDB) que é o atual vice-prefeito. Ao todo o eleito conquistou 76.803 votos e o Valdeci Oliveira (PT) registrou 64.113 votos válidos.
Ao todo no Estado foram 7.019 urnas eletrônicas e 828 locais para votação. Dos 2.161.413 gaúchos aptos a votas, mais de 700 mil optaram por não exercer esse direito.