A pausa temporária da chuva deu espaço para avanços nos trabalhos de desobstrução das estradas na serra. A Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), responsável por diversos trechos no Vale do Caí e na região serrana, emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira (9), com um panorama atualizado das condições das vias.
Nos trechos de concessão da CSG, a ERS-122, entre os quilômetros 103 e 115, em Flores da Cunha e Antônio Prado, foi liberada para o tráfego. Apesar disso, a circulação de veículos nessa área requer velocidade reduzida e pode ser interrompida ocasionalmente para permitir a movimentação de maquinário. O mesmo cenário se aplica à RS-122, entre os quilômetros 0 e 39, entre Portão e São Vendelino, e à RS-446, entre os quilômetros 0 e 14, entre Carlos Barbosa e São Vendelino. No entanto, entre os quilômetros 51 e 53, próximo à área bloqueada entre São Vendelino e Nova Milano, há um estreitamento de pista devido às obras em andamento para reconstrução e manutenção da drenagem. Além disso, entre os quilômetros 69 e 80, no contorno de Caxias, a CSG informa sobre uma interdição temporária de pista devido a trabalhos de contenção em uma área de deslizamento.
No entanto, permanece bloqueada a RS-122 entre os quilômetros 39 e 51, de Nova Milano, em Farroupilha, a São Vendelino, devido a quedas de barreiras e rompimento de pista.