A equipe de transição do Governo Adiló anunciou que os novos subprefeitos para a gestão 2025-2028 serão selecionados a partir de indicações feitas pelas próprias comunidades do interior. Lideranças de diferentes grupos, como igrejas, clubes de mães, associações esportivas, comunitárias e CPMs de escolas, devem se reunir e apresentar de dois a três nomes com boa reputação e vínculos estreitos com a comunidade. O prazo máximo para o envio dos nomes à equipe de transição é 14 de dezembro.
De acordo com o vice-prefeito eleito, Edson Néspolo, encarregado desse processo, essa abordagem busca democratizar a escolha, e diminui as chances de erro. Néspolo ressaltou a importância de encontrar um subprefeito que seja reconhecido pela comunidade, tenha um histórico íntegro e esteja disposto a trabalhar arduamente, independentemente de filiação partidária.
Em Caxias do Sul existem dez subprefeituras. São elas: Ana Rech, Criúva, Desvio Rizzo, Forqueta, Fazenda Souza, Galópolis, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca do Divino Espírito Santo.