As vendas de Dia dos Namorados apresentaram desempenho estável no comércio de Caxias do Sul, conforme amostragem realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias). O crescimento tímido de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado resultou em um ticket médio de R$ 285,68. O resultado foi atribuído, principalmente, à combinação entre o mau tempo e a contenção de gastos por parte dos consumidores.
Entre os lojistas entrevistados, 41,9% avaliaram que o desempenho foi igual ao de 2024, enquanto 32,3% consideraram o resultado pior e 25,8% julgaram melhor. Para aqueles que perceberam desempenho igual ou inferior, 34,6% apontaram a redução do poder aquisitivo da população como principal fator, seguidos pelo aumento nos preços devido à inflação (23,1%) e o clima frio com chuva (19,3%). Já entre os que tiveram resultados melhores, 32,3% atribuíram à maior divulgação nas redes sociais, 25,8% à variedade de produtos, 19,4% o clima frio contribuiu e 12,9% em função da data ter caído no meio da semana.
As vendas por canais digitais representaram, em média, 10,3% do total. Os meios mais utilizados para aquisição foram o WhatsApp (41,5%), Instagram (12,1%), site próprio (9,8%) e Facebook (4,9%). Apenas 12,8% dos lojistas não realizaram ações de divulgação. Entre os produtos mais vendidos incluem cestas, chocolates e tábuas de frios, perfumes, hidratantes e cosméticos, vestuário de inverno, como casacos, malhas e roupões, acessórios, como relógios, prata e semijoias, calçados variados, chinelos de pano e flores, em buquês, arranjos e vasos.
A ambientação das lojas e a diversidade de produtos também foram consideradas decisivas para atrair clientes. A maioria dos lojistas (82,1%) investiu em decoração temática para a data, sendo que 21,4% decoraram mais que em anos anteriores. Para 43,8%, a ornamentação colaborou diretamente no aumento das vendas, reforçando a importância da experiência sensorial e emocional na jornada do consumidor.
Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito liderou as escolhas (36,4%), seguido por Pix (27,2%) e dinheiro (20,5%). O comportamento de compra manteve a característica da decisão de última hora: 42,9% dos consumidores compraram na véspera ou no próprio Dia dos Namorados e 35,7% na semana anterior.