A Festa da Uva 2024 encerrou neste domingo (03), com dados expressivos de mais de 400 mil visitantes no Parque de Eventos. Conforme os organizadores, o último desfile cênico, realizado na noite de sábado,reuniu mais de 20 mil pessoas na rua Sinimbu e adjacências. Em seis encenações, o público chegou a 64 mil expectadores. Já os shows nacionais tiveram um total de 37 mil participantes. Só na apresentação do grupo Raça Negra e dos dupla Bruno e Marrone, 14 mil pessoas estiveram na Arena do Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos.
A 34ª edição do tradicional evento da Serra Gaúcha descentralizou as atrações para o centro da cidade. Um espaço alternativo, que levou apresentações artísticas, feira gastronômica e de artesanato, ao coração de Caxias. Durante os três finais de semana da Festa da Uva, a Unidade de Arte e Cultura Popular da Secretaria Municipal de Cultura viabilizou uma série de apresentações gratuitas para o público, na Praça Dante Alighieri. A programação também teve objetivo de contemplar a diversidade artística da cidade. Na tarde do último sábado (02), por exemplo, um dos grupos que ocupou o palco foi o de Rafa de Boni. O instrumentista celebra a oportunidade de ter contato com o povo da cidade.
A Dante Aligheri também descentralizou a Feira do Artesanato da Festa da Uva. Os expositores desfrutaram de um ambiente único, alternando entre o Parque de Eventos e a praça pública. Esta edição proporcionou uma oportunidade inédita para os artesãos, que contaram com um espaço exclusivo para exibir os trabalhos artesanais à comunidade que, circulava pela área central da cidade.
Um exemplo de talento local é a artesã Eliana Boeira. Ela trabalha com suculentas desde 2017 e participa da Festa da Uva com a exposição há dois anos. Em meio a essa experiência, Eliana expressou sua gratidão pela oportunidade e comemorou os bons resultados. Outro destaque é Elisângela Uliana. Ela e o marido são donos de uma empresa de produtos artesanais com personalizações em madeira. Eles marcaram presença nos 18 dias da Festa da Uva e aproveitaram o espaço na praça para divulgar o trabalho de forma criativa e atrativa. Atrações que atraíam quem passava pela praça, como o caxiense Jair Antônio Castilhos. Ele conta que, sempre que pode, prestigia os eventos culturais da cidade e apoia a comunidade artística local.
A solenidade de encerramento ocorreu na noite deste domingo (03). Conforme anunciado pela Comissão Comunitária, a 35ª edição da Festa da Uva vai ser realizada de 19 de fevereiro e 08 de março de 2026. Já a também tradicional Festa das Colheitas, vai ocorrer de 28 de fevereiro e 16 de março de 2025, sempre aos fins de semana.