Durante todo o mês de outubro, dedicado à valorização da pessoa idosa, o programa UCS Sênior, da Universidade de Caxias do Sul, realiza a sétima edição do Circuito de Educação e Longevidade. O evento, gratuito, convida a comunidade a refletir sobre o processo de envelhecimento na sociedade contemporânea por meio de atividades educativas e culturais. A programação inclui concertos, palestras, cine debates e aulas abertas (confira a programação completa abaixo).
A professora e coordenadora do UCS Sênior, Veronica Bohm, destaca que o objetivo do circuito é oferecer uma série de atividades diferenciadas para pessoas com 50 anos ou mais e reforça que não é uma iniciativa exclusiva para os alunos do UCS Sênior. Ela é aberta a toda a comunidade.
A coordenadora ressalta ainda a importância de repensar o envelhecimento como um processo contínuo, que se inicia no nascimento e acompanha todas as fases da vida. Para ela, a velhice é apenas uma fase, mas o envelhecimento é um processo que vivenciamos ao longo de toda a nossa existência. Ter essa consciência permite fazer escolhas mais eficientes. Segundo ela, é fundamental que, independentemente da idade, as pessoas busquem informações em diversas áreas do conhecimento para enfrentar as demandas atuais e futuras com mais preparo e consciência.
Programação
5 de outubro
17h, no UCS Teatro
Concerto Infância de Todas as Idades: Cantigas e Danças, com a participação do Coro Vívere, da Orquestra Acadêmica e da Orquestra Jovem da UCS
9 de outubro
14h, no UCS Cinema
Cinedebate com o filme Uma Lição de Vida, com mediação do psicólogo Felipe Botomé
17 de outubro
14h, no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS
Palestra Novidades no campo da geriatria, com o médico geriatra Pedro Olsen
21 de outubro
14h, no Centro de Convivência da UCS, integrando a programação da International Week
Aulão de dança com o professor Rúdi Bortolotto
15h30, no Centro de Convivência da UCS
Apresentação do Coral Vívere
22 de outubro
14h, no auditório do Bloco J do Campus-Sede da UCS
Palestra Envelhecer com segurança: qualidade de vida e prevenção de quedas, com o professor Anderson Rech
UCS Sênior
A Universidade de Caxias do Sul atua no campo do envelhecimento desde a década de 1990, em muitas ações de forma pioneira. A partir de estudos e atividades especiais, promove a educação a fim de contribuir para que o envelhecimento saudável seja uma realidade para a maioria da população. Entre as iniciativas, o programa UCS Sênior oferece diversas possibilidades para aprender e ensinar, articular saberes, cuidar do corpo e da mente, fazer amizades e desenvolver-se integralmente.