O inverno chegou e pessoas em situação de rua convivem de perto com o frio intenso. Em Caxias do Sul, três casas de acolhimento são responsáveis por proporcionar acolhida a essa população, por meio de hospedagens temporárias. A Casa Bom Samaritano presencia a procura crescer desde o dia 1º de junho. Atualmente, o espaço conta com 60 vagas onde, somente em uma noite, 55 já estavam preenchidas.
A acolhida ocorre em parceria com o poder público municipal e o Mão Amiga, de forma que as pessoas chegam por vontade própria ou são encaminhadas pelo programa “Pop Rua”. O espaço conta com uma programação, onde eles podem chegar até o local até às 19h para que possam tomar banho e receber a janta; às 6h30 do dia seguinte o café da manhã é servido, desta forma, eles precisam acordar às 6h para organizar os itens de cama.
Conforme o idealizador do Mão Amiga, Frei Jaime Betega, o projeto ocorre por meio de uma sensibilidade com aqueles que vivem nas ruas, muitas vezes sem ideais ou perspectivas futuras.
Mas, nem sempre é fácil trazer essas pessoas. Entre os desafios enfrentados, ocorre a resistência por parte de alguns devido ao espaço conter regras que precisam ser seguidas para a permanência temporária.
A população pode contribuir com a Casa Bom Samaritano com doações de roupas e peças íntimas masculinas, além de lençol, cobertas e frutas. A estrutura fica localizada na Rua Maria Quitéria, número 907, no bairro Marechal Floriano.