Como já anunciado previamente pela Rádio Caxias, durante a reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (20) na sede do executivo, foi confirmado o corte de cerca de R$ 800 mil reais nos repasses ao Fundo de Investimento ao Esporte (FIESPORTE). A informação foi comunicada pelo Chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, na reunião, que ainda contou com a presença do secretário de Gestão Estratégica e Finanças, Milton Balbinot, o secretario de Esportes e Lazer, Olmir Cadore, e representantes do Conselho Municipal de Desporto (CMD).
A presidente do CMD, Ana Cláudia Schein, reforça o descontentamento do conselho em relação aos cortes e a busca por alternativas para garantir a manutenção do apoio aos projetos que serão impactados pelo reajuste dos recursos.
Além do esporte, todas as 18 secretarias municipais sofrerão cortes proporcionais às suas previsões orçamentárias feitas em outubro do ano passado. O Executivo está implementando uma série de cortes e contenção de despesas, como parte de um esforço para equilibrar o orçamento do município. A medida, discutida em reuniões com secretários de diversas pastas, visa ajustar as previsões financeiras, especialmente após os impactos causados pelas enchentes que atingiram o estado em 2024, como coloca Dornelles.
O secretário de Finanças, Milton Balbinot, explica que, devido aos efeitos das enchentes, o município entrou no ano com um valor em caixa menor do que o esperado. Ele afirma que os ajustes são temporários e que os cortes não devem comprometer as áreas essenciais, apesar de ocorrerem em todas as secretarias.
Todas as 18 secretarias municipais sofrerão cortes proporcionais às suas previsões orçamentárias feitas na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Segundo o secretário, as negociações envolvem reuniões detalhadas entre as equipes de gestão e os secretários de cada pasta para revisar contratos e despesas, buscando identificar onde é possível reduzir sem comprometer o funcionamento dos serviços.
A próxima etapa do processo consiste na análise e revisão das medidas adotadas em cada secretaria, para confirmar a efetividade dos ajustes na busca pelo equilíbrio orçamentário. Caso ocorra uma possível recuperação das receitas, haverá uma compensação dos recursos nas áreas mais afetadas pelos cortes, acrescenta Milton.
Ainda de acordo com o responsável pela Casa Civil, o objetivo das medidas de contenção de despesas é atuar com responsabilidade fiscal, garantindo que as necessidades mais urgentes da população sejam atendidas, sem comprometer a viabilidade financeira do município.