Com o objetivo de reduzir as dificuldades iniciais de aprendizagem nos primeiros anos da alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) implantou, em março deste ano, o Programa de Intervenção para as Aprendizagens (PIPA) nas escolas municipais. Primeiramente, cinco instituições participam da fase piloto e cerca 350 alunos já foram beneficiados com as atividades.
O projeto “piloto” foi aplicado, inicialmente, nas turmas de segundos anos de cinco escolas municipais que foram selecionadas, em colaboração com a Secretaria da Saúde, levando em consideração o elevado número de encaminhamentos para avaliação relacionados a problemas de aprendizagem. Ele foi baseado nos moldes do RTI (Response to Intervention), que já comprovou sua eficácia em políticas públicas de países desenvolvidos como Portugal e Estados Unidos, e se propõe a identificar e intervir nas dificuldades de fixação na etapa da alfabetização.
O PIPA é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da fonoaudiologia, neuropsicopedagogia e pedagogia, que colaboram de forma integrada para oferecer suporte adequado e personalizado aos estudantes. Ele caracteriza-se na divisão de três etapas:
- Camada 1: Envolve a aplicação dos protocolos pela equipe PIPA, a formação dos professores para aplicação das estratégias, a aplicação das estratégias pelo professor referência, a reaplicação dos protocolos, análise e interpretação dos dados pela equipe PIPA.
- Camada 2: Inclui a avaliação dos protocolos pela equipe, atendimento dos alunos identificados com dificuldades de aprendizagem, em grupos menores, com profissional do programa e a reaplicação dos protocolos.
- Camada 3: Envolve os encaminhamentos necessários para casos que exigem avaliações e intervenções especializadas.
Para o sucesso do processo, os professores receberam formação, material instrucional e pedagógico, necessários para aplicação do protocolo. A primeira camada do programa tem duração de 13 semanas e inclui a execução de 52 estratégias ao longo desse período. A partir do 2º semestre deste ano, a segunda e terceira camadas do programa darão continuidade ao trabalho. As propostas de intervenção abrangem habilidades nas áreas de linguagem, matemática e funções executivas, consideradas fundamentais para o desenvolvimento integral do estudante.