O prefeito, Adiló Didomenico (PSDB), viaja a Brasília nesta terça-feira (23), onde deve ter audiência nos Ministério de Portos e Aeroportos. Entre as pautas da viagem, estão assuntos importantes como a construção de tanques de contenção para evitar alagamentos e também a construção do Aeroporto Regional de Caxias do Sul, no distrito de Vila Oliva.
Outro assunto, que deve estar como prioridade na agenda é um dos maiores projetos de infraestrutura para o município, o viaduto da BR-116 com a Perimetral Norte que depende de recursos federais. O projeto foi cadastrado duas vezes no Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) e uma no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o objetivo de ser contemplado, o que não ocorreu.
Conforme Adiló Didomenico, a viagem viabiliza a busca pelos recursos para que os projetos saiam do papel. Entre as ações, Didomenico salienta que os financiamentos que envolvem a construção dos tanques de contenção para alagamentos na cidade foram aprovados mas até hoje, ainda não foram liberados.
Entre as demandas, deve ser debatido melhorias no Aeroporto Regional Hugo Cantergianni. Frente ao projeto Aeromédico do SAMU de Caxias, Adiló Didomenico deve visitar parlamentares gaúchos em busca de recursos para implementação do sistema que foi testado recentemente.
A aeronave serviria como uma ambulância de suporte avançado de vida do SAMU, como ultrassom portátil, via aérea avançada, que possibilita entubar o paciente além de medicações utilizadas em urgência e emergência.