Depois da informação sobre o rompimento parcial na Usina 14 de julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves, a empresa responsável, Companhia Energética Rio das Antas (CERAN) informou que, em inspeções e avaliações preliminares realizadas na barragem, as quais contaram com a presença de especialistas do setor e projetistas, foi constatado que o dano ocorrido não comprometeu sua estrutura.
Na nota divulgada, é dito que “os trabalhos de verificação continuam sendo realizados, mas até o momento os estudos indicam que a barragem é estável e segura para as vazões de projeto e não há indicativos de risco de rompimento. A empresa está no processo de recuperação da barragem, dos acessos e das instalações e reforça que qualquer alteração desse cenário será comunicada,” destacam.
Neste domingo (12), a empresa divulgou novamente que está acompanhando vazões no Rio das Antas que está com tendência de elevação devido às chuvas. Segundo a nova declaração, “as três barragens se encontram em situação estável e segura nesse momento, sendo monitoradas pela nossa equipe técnica. A empresa pede a todos que sigam as orientações da Defesa Civil,” explicam.
Demais barragens no Rio Grande do Sul
O novo boletim do governo do Estado que monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a situação das barragens no Rio Grande do Sul, informou que duas estruturas estão em Nível de Emergência nesta segunda-feira (13).
Após análise da condição atual da Barragem Santa Lúcia, em Putinga, o Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema enquadrou a barragem no Nível de Emergência, devido ao volume de chuvas das últimas horas. Em relação a Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) oficializou, no domingo (12), a alteração do Nível de Emergência para o Nível de Alerta.
Barragens monitoradas pela Aneel
Nível de Emergência – Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:
- PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga
Nível de Alerta – Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:
- UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves
- UHE Dona Francisca, em Nova Palma
Nível de Atenção – Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo:
- UHE Bugres – Barragem Divisa, em Canela
- UHE Bugres – Barragem do Blang, em Canela
- UHE Canastra, em Canela
- PCH Furnas do Segredo, em Jaguari
Barragens monitoradas pela Sema
Nível de Emergência:
- Barragem Santa Lúcia, em Putinga
Nível de Alerta:
- Barragem Capané, em Cachoeira do Sul
- Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves
- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra
Nível de Atenção:
- Barragem do Saibro, em Viamão
- Barragem A – Assentamento PE Tupy, em Taquari
- Barragem Filhos de Sepé, em Viamão
- Barragem do Assentamento PE Belo Monte, em Eldorado do Sul
- Barragem Lomba do Sabão, em Porto Alegre