A Companhia Elétrica do Rio das Antas (Ceran) divulgou uma nova nota oficial sobre a situação das Usinas de Monte Claro, Castro Alves e 14 de Julho. Em uma das instalações, as sirenes já foram acionadas e providenciada a retirada da população que reside nas proximidades .
De acordo com a nota divulgada nesta terça-feira (30), a situação das três usinas estava “normal”, porém o cenário mudou na manhã desta quarta-feira. Conforme a nota oficial, “as barragens de Monte Claro e Castro Alves encontram-se em estado de Atenção e 14 de Julho em estado de Alerta,” explicam.
No caso da 14 de Julho, localizada entre Cotiporã, Veranópolis e Bento Gonçalves, as sirenes já foram acionadas e a população já está sendo retirada das proximidades. Em áudio divulgado no grupo de comunicação do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, o coordenador de Meio Ambiente da companhia, Sandro Vaccaro, destaca que NÃO há risco de rompimento da barragem.
O cenário em toda a Serra Gaúcha está complicado. Entre Bento Gonçalves e Veranópolis o trânsito está totalmente interrompido após um grande deslizamento de terra e há relatos de pessoas ilhadas. Todos os órgãos de segurança estão solicitando para que, quem não precise sair de casa, não saia.
Confira a nota abaixo:
A Ceran informa que devido à alta vazão do Rio das Antas e das fortes chuvas na região que causaram a queda de barreiras em várias estradas de acesso e perda de sistemas de comunicação, as barragens de Monte Claro e Castro Alves encontram-se em estado de Atenção e 14 de Julho em estado de Alerta. Foi solicitado à defesa Civil a retirada preventiva da população de jusante e acionada as sirenes de evacuação de 14 de Julho. Qualquer novidade, vamos atualizar nossas redes sociais, site e veículos de comunicação.