A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran) divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (30) sobre a situação das usinas hidrelétricas que estão instaladas na região da Serra Gaúcha. Segundo o posicionamento, as três usinas estão em monitoramento e seguem “seguras”.
As Usinas da Ceran são a: Usinas Monte Claro (entre Nova Roma do Sul e Veranópolis e Bento Gonçalves e Pinto Bandeira); Castro Alves (entre Nova Roma do Sul e Antonio Prado e Nova Pádua e Flores da Cunha) e a 14 de Julho (entre Cotiporã e Veranópolis e Bento Gonçalves). Conforme as informações, as três instalações estão sendo monitoradas e estão recebendo um grande volume de água, mas ainda estão dentro do “normal”, porém não divulgaram uma imagem atualizada de nenhuma das usinas.
Veja a nota na íntegra:
A Ceran informa que está acompanhando a evolução das chuvas na região. Até o momento, as vazões do Rio das Antas, medido em nossas usinas, encontram-se em níveis que já ocorreram diversas vezes desde que as usinas forma construídas, mas seguem em elevação. As informações vem sendo passadas para as Defesas Civis para que se antecipe em qualquer ação necessária. Nossas barragens encontram-se em situação normal e seguras, sendo monitoradas de forma constante por nossas equipes. Ressaltamos o nosso compromisso com a segurança das nossas estruturas e da população.