O grande acumulo de chuva registrados culminou em muitas consequências em Caxias do Sul. Na manhã desta terça-feira (30), foram contabilizados 21 pontos considerados críticos na área urbana da cidade. No balanço estão inclusos riscos de desabamento em diferentes regiões, alagamentos, interdições no trânsito e interferências nas vias.
Em entrevista à Rádio Caxias, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) definiu a instabilidade constante como desproporcional. Afinal, segundo o chefe do Executivo locais que nunca tinham alagado foram tomados pela água, incluindo pontos no Centro do município. Na oportunidade, Didomenico citou que alguns pontos eram de fácil solução, como a liberação de bueiros. Outras localidades já dependem de maiores investimentos, que, segundo o prefeito, foram solicitados em Brasília, mas não obtiveram retorno.
Na sequência, o prefeito se reuniu com o gabinete de crise e foi tomada a decisão de decretar situação de emergência, assinada e publicada no início da tarde desta terça. O decreto tem a função de facilitar o regime de horas extras de servidores, possibilitar a compra de materiais com maior agilidade e angariar recursos governamentais. O interior do município também tem diversas demandas nas estradas. As ocorrências envolvem deslizamento de barreiras, queda de árvores e impossibilidade de cruzar pontes.
O secretário de Obras e Serviços Públicos de Caxias, Norberto Soletti, explica como está a força-tarefa das equipes. Soletti cita que a recuperação, que estava acontecendo no interior, depois dos efeitos climáticos do fim do ano passado, foi toda perdida.
A informação é de que Caxias registrou 122mm de chuva nas últimas 24 horas, ultrapassando o histórico para o mês de abril, que é 108mm. Em um vídeo na redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu atenção para os alertar emitidos e chamou atenção que a previsão ainda é de muita chuva.
Além de Caxias do Sul, diversas outras cidades do estado e da região da Serra enfrentam mais uma vez prejuízos ocasionados pelas chuvas intensas.