Inaugurado em novembro do ano passado, o Centro de Referência e Atendimento em Saúde à Pessoa Idosa, localizado no Hospital Virvi Ramos, vem sendo ampliado em Caxias do Sul. Em pouco mais de dois meses de funcionamento, já foram realizados 1.063 atendimentos nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, farmácia e fisioterapia, além de ações de matriciamento e teleconsultas.
O centro é o primeiro da Serra Gaúcha a oferecer atendimento especializado e multidisciplinar voltado exclusivamente a pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como frágeis na atenção primária ou com diagnóstico de demência. Atualmente, o município possui mais de 84 mil habitantes idosos. No local, a equipe é composta por profissionais de mais de 12 áreas, incluindo fisioterapia, serviço social, nutrição, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e enfermagem.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, os primeiros meses de funcionamento evidenciam a demanda por atendimento especializado e contínuo à população idosa, especialmente para cuidados iniciais. Ele destaca que os encaminhamentos ocorrem por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizados pelas equipes da atenção primária, com base em critérios como o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional ou o diagnóstico de demência.
O projeto, idealizado pelo gabinete do então vereador e presidente da Comissão de Saúde, Rafael Bueno, foi anunciado em julho, após o município ter sido contemplado pelo Programa Avançar Saúde 60+ RS, do governo estadual. A iniciativa conta com um subsídio mensal de R$ 120 mil, repassado pelo governo do Estado para a manutenção do espaço.
